Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Passagens: Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Passagens

Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica

International Review of Political History and Legal Culture

Revista Internacional de Historia Política y Cultura Jurídica

Revue Internationale d´Histoire Politique e Culture Juridique

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

 Aos autores:

Os artigos e resenhas enviados a Passagens serão submetidos ao Conselho Editorial e a pareceristas ad hoc. O Conselho Editorial reserva-se o direito de sugerir aos autores modificações de forma, com o objetivo de adequar os artigos às dimensões da revista ou ao seu padrão editorial. As notas de rodapé e referências bibliográficas devem ser restritas ao mínimo indispensável. A publicação de um artigo não exprime endosso do Conselho a todas as afirmações feitas pelos autores. Os artigos devem conter entre 20.000 e 50.000 caracteres, com espaços, ficando ao critério dos editores as possibilidades de artigos com um pouco mais ou menos caracteres. Todos os artigos serão submetidos a avaliação de dois pareceristas (duplo cego). Em caso de discordância entre os avaliadores, os artigos serão submetidos a um terceiro avaliador.

Serão avaliados os artigos que observarem rigorosamente estas normas.

Normas:

1.   Como enviar e apresentar os artigos

Convidamos todos os autores a conferir a seção Sobre a revista e ler as políticas das seções disponíveis, bem como as Diretrizes para autores. É necessário que os autores se cadastrem no sistema antes de submeter um artigo; caso já tenha se cadastrado basta acessar o sistema e iniciar o processo de 5 passos de submissão.

1.1.   Os trabalhos deverão ser apresentados em formato eletrônico, processado em Word for Windows, ou RTF;

1.2.   Fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5;

1.3.   Margens: superior 2 cm; esquerda 2cm; inferior 2cm; direita 2 cm.

1.4.   Utilizar negrito para títulos e subtítulos, e itálico para títulos de livro e palavras estrangeiras;

1.5.   Os trabalhos devem incluir:

  • título na língua corrente do artigo (português, espanhol, inglês ou francês);
  • nome(s) e sobrenome(s) do(s) autor(es);
  • dados curriculares resumidos do(s) autor(es);
  • endereço completo e e-mail;
  • Todos os autores do artigo deverão estar cadastrados no ORCID (Open Researcher and Contributor ID) o qual é um identificador digital  persistente para o autor. ORCID está para o autor assim como o  DOI está para um documento digital. ORCID é um código alfanumérico de 16 caracteres, lançado em outubro/2012. Tem a finalidade de diferenciar um autor de qualquer outro, ainda que tenha homônimo ou que tenha publicado, sido citado e/ou indexado de formas variadas. Identifica um único autor fazendo conexão automática com toda sua produção científica, onde quer que tenha sido publicada. O cadastro para obtenção do ORCID é gratuito e poderá ser feito individualmente ou pela instituição. O cadastro deverá ser feito através do link: http://orcid.org/
  • resumo na língua da escrita original (português, espanhol, inglês ou francês). O resumo deverá trazer um texto entre 100 e 250 palavras.
  • palavras-chave (máximo de 5) – na língua da escrita original (português, espanhol, inglês ou francês).

Obs.: os dados do autor (nome, afiliação institucional, endereço, e-mail, nº do ORCID) não devem constar no artigo. Estes serão inseridos no Passo 2 da submissão online.

1.6.   As notas de rodapé deverão ser incluídas no final da página, ordenadas por algarismos arábicos; fonte arial 10;

1.7.    As páginas do artigo não deverão ser numeradas;

1.8.    Os autores devem enviar, como documento suplementar (Passo 4 da submissão online), uma carta responsabilizando-se pelos aspectos éticos do artigo, assim como por sua autoria. Na carta também deve constar que o autor está ciente de que, ao ser enviado, o artigo não pode estar tramitando junto a outro periódico ou publicação (ver modelo abaixo);

 

2. Citações

2.1.    As citações literais até 3 linhas devem constar entre aspas, no corpo do texto; as citações literais a partir de 4 linhas devem estar separadas do texto, com letra menor que a do texto utilizado, sem aspas, com recuo de 4 cm da margem esquerda.

2.2.   As citações serão indicadas no corpo do texto, entre parênteses, de acordo com a NBR 10520:2002.

Exemplos: (GINZBURG, 1989, p. 15)

(OLIVEIRA, 2003, p. 21-36)

(NEDER; CERQUEIRA FILHO, 1997)

(BRASIL, 1986, p. 4)

(DYE, 2009, p. 117)

         

3.   Referências (somente as citadas no corpo do texto): deverão ser apresentadas no final do texto, obedecendo à norma NBR 6023:2002. Exemplo:

          a.   Artigo em periódico científico:

CERQUEIRA FILHO, Gisálio.  Euclides da Cunha e a psicopatologia: um indício para abdução. Revista Latino-Americana de Psicopatologia Fundamental, São Paulo, v. 11. n. 3, p. 380-391, 2008.

          b.  Capítulo de Livro:

BATISTA, Vera Malaguti. O medo na história do direito penal brasileiro. In: NEDER, Gizlene (Org.). História & Direito: jogos de encontros e transdisciplinaridadeRio de Janeiro: Revan, 2007. p.141-148.

          c.  Livro (1 autor):

NEDER, Gizlene. As reformas políticas dos 'homens novos": (Brasil Império: 1830-1889). Rio de Janeiro: Revan, 2016.

            (até 3 autores)

CHATELET, François; DUHAMEL, Olivier; PISIER, Evelyne. Dicionário das obras políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993.

            (mais de 3 autores)

MICHILES, Carlos et al. Cidadão constituinte: a saga das emendas populares. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

          d.  Tese ou Dissertação:

SILVA, Daniella Amaral Diniz da. Alteridade e idéia de nação na passagem à modernidade: o círculo Rio Branco no Brasil -‘Ubique Patriae Memor’. 2008. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.

 

  • Artigo de jornal

FRAGA, C. Avaliar é preciso. Correio Brasiliense, Brasília, DF, 8 maio 2004. Opinião, p. 19.

  • Documentos jurídicos

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 16 jun. 2017.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm. Acesso em: 17 jun. 2017.

  • Documentos eletrônicos

QUEIRÓS, E. de. A relíquia. São Paulo: USP, 1998. Disponível em: http://www.bibvirt.futuro.uso.br/textos/autores/ecadequiros/reliquia-texto.html. Acesso em: 2 maio 2002.

 

 

3. Sobre os conteúdos 

3.1      A responsabilidade pelos conteúdos dos artigos é daqueles que os escrevem;

3.2     O Conselho Editorial de Passagens. Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica se reserva o direito de introduzir nos trabalhos as modificações necessárias para adaptar os mesmos às normas e às suas possibilidades editoriais. E em casos de eventuais modificações substanciais, essas serão solicitadas aos autores;

3.3      É permitida a reprodução dos artigos desde que conste que foram originalmente publicados em Passagens;

 

4. Periodicidade e prazo para a apresentação do material à revista

4.1     Passagens: Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica mantém uma periodicidade quadrimestral (janeiro, maio e setembro) e recebe artigos em fluxo contínuo.

 

5. Seleção de material

5.1 Avaliam-se a originalidade e relevância do tema, a qualidade da metodologia utilizada, clareza do texto e adequação às normas de editorias da Revista;

5.2 Todo o material é submetido e revisado por pelo menos dois pareceristas anônimos (duplo cego). O prazo máximo para realização do processo de avaliação dos artigos enviados é de três meses. A editoria da revista enviará aos autores as recomendações dos avaliadores.

5.3 O material enviado à Revista deve ser inédito, não podendo ter sido publicado anteriormente.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Solicita-se enviar, em anexo, um termo de transferência de direitos autorais, contendo assinatura do(a)s autor(a)s, conforme o modelo abaixo:

Licencia de Creative Commons
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.